Quem sou eu

Minha foto
Oeiras/ Salvador, Piauí
E se um dia hei de ser pó cinza e nada Que minha noite seja uma alvorada que me saiba perder pra me encontrar

domingo, 6 de junho de 2010

RACISMO NA BAHIA?!!!!!!

   Ah,um espaço á parte para falar de um tema tão polêmico : racismo,que aqui deve ser colocado em negrito e em maiúsculas- RACISMO
   Imaginei erroneamente que aqui, o estado mais negro do país, não haveria racismo e eu poderia viver com orgulho minha negritude ...puro preconceito meu
   Há sim e muito e da forma mais ridícula e fajuta possível, chega a me dá náuseas
   Negro aqui é palavra extinta do vocabulário, para tanto precisou-se criar um acervo de sinônimos, quais sejam:
  O/A Rasta- negro(a) que usa tranças
  O/A Cabo-verde - negro(a) de cabelos lisos ou alisado
  Escurinho - negão mesmo, mas "ofende chamá-lo de negão...é racismo!"
  Nigrinha- chingamento usado numa briga
  Mulata / Morena - assim tipo eu kkkk, só o que faltava eu ser  "morena"   "Mas você não é negra, você é morena" ...isso é um elogio, tá!
  E "nêgo" (a) - esse póooooode, chamamento carinhoso, forma de cumprimento.
  Sim, já ouvi afro,mas não recordo em que contextos.
  Pois bem,essa abordagem "apenas" linguística, revela a essência,daí pode-se imaginar,"ao vivo e em negro"como é e como se faz  a discriminação deles, neles e pior por eles.
  Uma ressalva: tudo que escrevi foi baseado na observação do cotidiano de pessoas das várias classes sociais e de formação variada, o que denota que o racismo está entranhado em todos e todas, e nem o conhecimento "dá jeito", porém não obtive contato nem informação com grupos afros ou de consciência negra, quero acreditar que eles não concordem e até se envergonhem de como é tratado e visto o NEGRO aqui.

2 comentários:

Cynthia Osório disse...

ahhh, boa,essa!!

Jadson Osório disse...

O problema está justamente onde cada um guarda o seu preconceito.Os baianos guardam na pele,outros povos em outras coisas.Mal que não tem fim!